Pode Instalar Para-raios em Casa?

Pode Instalar Para-raios em Casa

Eventos climáticos podem ser um problema dependendo da região onde você mora, existem lugares do Brasil que são atingidas constantemente por tempestades, nesse sentido, as tempestades deixam inúmeros prejuízos, como no caso dos raios, que podem quebrar arvores e queimar aparelhos elétricos. Por isso, hoje em dia, um dos dispositivos mais eficazes contra raios é o para-raios. Mas afinal, pode instalar para-raios em casa?

A resposta é sim, veja aqui a importância do para-raios, os tipos disponíveis, os requisitos legais, bem como o processo de instalação em residências.

Tipos de Para-Raios:

Existem dois tipos principais de para-raios: o para-raios Franklin (ou gaiola de Faraday) e o para-raios radioativo (que utiliza materiais radioativos para ionizar o ar e atrair raios).

O primeiro (Franklin) é o mais comum e eficaz, pois consiste em um sistema de cabos de cobre que atrai a descarga elétrica e a direciona para o solo.

Por que o Para-Raios é Importante?

O para-raios tem como função direcionar a energia de um raio com segurança para o solo, sendo assim, protege as residências e seus habitantes. Portanto, uma casa que não possui esse equipamento fica suscetível a incêndios, explosões e danos elétricos graves causados pela potência elétrica dos raios.

Requisitos Legais:

A instalação de para-raios em residências às vezes possui o dever de seguir regulamentações de leis e códigos de construção local. Por isso, é importante verificar com as autoridades da região e consultar um eletricista ou engenheiro elétrico, pois assim você terá a garantia de que sua instalação vai estar em conformidade com as normas e regulamentos.

Passos para a Instalação de um Para-Raios em Casa:

  • Inspeção e Avaliação do Local:
    • Contrate um eletricista ou engenheiro elétrico para realizar uma inspeção no local, pois assim é possível determinar as melhores posições para o para-raios. Também verifique se a estrutura da casa permite a instalação, pois não são todos os tipos de casa que possibilitam tal processo.
  • Escolha dos Materiais e Equipamentos:
    • Adquira os materiais necessários e esteja certo de que os materiais são de alta qualidade e atendem às normas de segurança, só assim você vai ter certeza de que o para-raios vai suprir a necessidade e funcionar de forma correta.
  • Instalação dos Componentes:
    • A instalação funciona da seguinte maneira: As hastes de captação no telhado da casa devem ficar em áreas elevadas e sem cobetura. Os cabos de cobre devem estar ligados às hastes de captação e direcionados para baixo da casa, e por fim, levando aos dispositivos de aterramento, que devem ser adequados para garantir que a energia seja dissipada com segurança no solo.
  • Conexão à Terra:
    • Certifique-se de que a resistência do solo seja baixa para uma dissipação eficiente da energia.
  • Verificação e Testes:
    • Após a instalação, verifique todos os componentes, e realize testes de continuidade e resistência para garantir o funcionamento adequado do sistema.
  • Manutenção Periódica:
    • Faça uma verificação regular do sistema de para-raios para garantir que esteja em boas condições, e caso seja necessário substitua qualquer componente danificado ou desgastado.

Agora você já sabe!

A resposta é SIM! Pode instalar para-raios em casa. No entanto, busque sempre a assistência de profissionais qualificados para garantir uma instalação segura e eficaz.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!