O rodízio de pneus é útil para um desgaste mais uniforme e por isso, tende a prolongar a vida útil dos pneus. Entretanto, esse processo pode variar dependendo do tipo de veículo (carro de passeio, SUV, caminhonete) e se os pneus são direcionais ou não direcionais. Afinal, como fazer o rodízio de pneus automotivos? Nesse artigo estão os passos gerais para realizar o rodízio de pneus em um veículo padrão:
Ferramentas Necessárias:
- Macaco – pois é utilizado para levantamento do veículo
- Chave de roda – utilizada para remoção de porcas
- Triângulo de segurança ou cones – necessários para a segurança ao levantar o carro em local com possível trânsito de veículos ou pessoas
- Manual do proprietário do veículo – pois dará orientações específicas para seu modelo de carro
Normalmente esses itens já estão presentes no carro, mas caso falte algum desses itens, disponibilizamos abaixo seus links para compra online:
Macaco tipo Sanfona até 600 kg Universal | Nota de Avaliação: 4,8 de 5,0 estrelas mais de 22 vendas | Clique Aqui e Saiba Mais (Amazon) | |
Chave de Roda Eda Tipo Cruz 4 Bocas: 17 19 21 E 23 Mm | Nota de Avaliação: 4,7 de 5,0 estrelas mais de 450 vendas | Clique Aqui e Saiba Mais (Amazon) | |
Triângulo de Segurança Sinalizador Multiuso | Nota de Avaliação: 4,9 de 5,0 estrelas mais de 30 vendas | Clique Aqui e Saiba Mais (Amazon) |
Procedimento:
Identificação dos Pneus:
Determine se seus pneus são direcionais ou não direcionais: Pneus direcionais têm uma seta indicando a direção de rotação no lado da parede lateral, ou seja, isso vai determinar se são colocados em um lado específico do veículo. Além disso, existem marcações como inside e outside que significam de qual lado o pneu deve ficar, se interno e externo em relação ao veículo.
Padrões de Rodízio:
Existem diferentes padrões de rodízio, mas um padrão comum para veículos de tração dianteira é o seguinte:
Dianteiro direito vai para a traseira direita.
Dianteiro esquerdo vai para a traseira esquerda.
Traseiro direito vai para a frente direita.
Traseiro esquerdo vai para a frente esquerda.
Segurança:
Antes de levantar o veículo, certifique-se de que ele está em uma superfície plana e segura, dessa forma. coloque o triângulo de segurança ou cones atrás do veículo para alertar outros motoristas.
Levantamento do Veículo:
Use um macaco para levantar uma extremidade do veículo de cada vez, de acordo com o padrão de rodízio escolhido.
Remoção dos Pneus:
Com o veículo elevado, use a chave de roda para remover os pneus e substituí-los de acordo com o padrão de rodízio.
Aperto das Porcas de Roda:
Ao recolocar os pneus, certifique-se de apertar as porcas de roda com a quantidade adequada de torque, pois assim irá garantir a segurança durante o uso. Para mais informações, consulte o manual do proprietário, pois lá estarão as especificações exatas necessárias.
Descer o Veículo:
Com os pneus devidamente colocados e as porcas apertadas, abaixe o veículo usando o macaco de forma cuidadosa.
Verificação da Pressão dos Pneus:
Após o rodízio, verifique a pressão dos pneus e ajuste se necessário.
Dicas Adicionais:
- Siga as recomendações específicas do fabricante do veículo para o rodízio de pneus.
- Entretanto, se seus pneus são diferentes entre eixos dianteiro e traseiro, siga as instruções adequadas.
- Considere realizar o rodízio a cada 8.000 a 10.000 quilômetros ou de acordo com o solicitado pelo fabricante.
Lembre-se de consultar o manual do proprietário do veículo para obter informações específicas sobre o rodízio de pneus para o seu modelo e marca de carro, pois assim, o acerto na hora de fazer o rodízio é mais garantido.
Oba!!!
Agora você já sabe como fazer o rodízio de pneus automotivos. Esperamos que esse artigo tenha sido útil, por isso, deixe seu comentário e nos ajude a evoluir na entrega de mais conteúdo de qualidade.