O que é Tráfego Orgânico e Tráfego Pago?
Ao iniciar no Marketing Digital e adentrar no mercado do Marketing de Afiliados, é comum que surjam diversas dúvidas. Uma delas é sobre as formas de tráfego.
Uma das tarefas do Afiliado para que aconteça uma venda é gerar tráfego para as suas mídias de divulgação.
Para isso, ele tem algumas opções, estaremos lhe explicando hoje sobre as duas que geram mais dúvidas: Tráfego Orgânico e Tráfego Pago.
Quer saber o que são e a melhor opção para você? Vem comigo que neste post vou te contar tudo que precisa saber!
Tráfego Orgânico
O Tráfego Orgânico é o fluxo de pessoas que chegam até um site, blog, canal do youtube, rede social, sem a necessidade de um investimento para que isso ocorra.
Os usuários acham o seu conteúdo, não por conta de um anúncio feito na plataforma, mas sim, por meio de uma pesquisa sobre um determinado assunto.
Por exemplo: Imagine a seguinte situação, você gera conteúdo sobre moda, por conta disso, escreve um artigo sobre um determinado desfile.
Ao pesquisarem em mecanismos de buscas, seja em redes sociais, Google, dentre outros, chegarão até o seu artigo sem você ter investido dinheiro, o que não ocorre com o tráfego pago.
Tráfego Pago:
Tráfego Pago, nada mais é que, o tráfego gerado por meio de anúncios pagos em uma plataforma digital.
Ou seja, esta forma exige um investimento para que um determinado fluxo de pessoas cheguem até a sua loja, site, canal do youtube, etc.
Para esta forma de tráfego há uma gama de opções a se escolher.
Pode se usar por exemplo, Google Ads, Facebook Ads, Youtube Ads, LinkedIn Ads e Taboola, que são os meios mais conhecidos para este tipo de tráfego.
Vai da preferência e estratégia do afiliado.
Qual o melhor: Tráfego Orgânico ou Pago?
Agora que já sabe a definição de cada um dos tráfegos, a dúvida que fica é: Legal, mas qual é o melhor para o meu caso?
Bem, a realidade é que não existe um que seja melhor que outro. Ambas as formas de criar fluxo de visitantes para a sua mídia possuem prós e contras a se levar em conta.
Prós e Contras do Tráfego Orgânico:
O Tráfego Orgânico não necessita de um investimento em dinheiro para se iniciar.
Você pode começar desde com uma pequena quantia ou nenhum valor, basta ter uma mídia que alcance um público (Por exemplo: o Instagram) para divulgar seus produtos ou aos produtos que você é afiliado.
Depois que você consolida toda a estrutura e prova que o seu conteúdo é relevante e merece ser mostrado, os algoritmos das plataformas digitais como: YouTube e Google, irão automaticamente trabalhar para você. Assim, gerando um enorme tráfego para a sua mídia de forma automática e sem custo.
A desvantagem porém é que, essa forma de tráfego exige tempo para construir e consolidar sua estrutura, assim para quem visa resultados a curto prazo, esta pode não ser uma boa solução..
Portanto, o Tráfego Orgânico é uma forma de fluxo que visa resultados a médio e longo prazo.
Prós e Contras do Tráfego Pago:
O Tráfego Pago ao contrário do Tráfego Orgânico, é possível obter resultados logo de início, a curto prazo.
A partir do momento em que você cria a campanha e efetua o pagamento do anúncio, ele começa a rodar e trazer o público, de acordo com as configurações da sua campanha, até seu conteúdo.
O Tráfego pago pode ser facilmente escalável conforme o valor que você pretende investir.
Uma das desvantagens é que, caso não configurado de forma correta, seu anúncio pode não gerar lucros e sim grandes prejuízos.
Logo, a complexidade cobrada para que esse anúncio gere lucro é alta e pode causar a necessidade de se fazer diversas tentativas antes de acertar a melhor estratégia.
Outra grande desvantagem é que, caso seu anúncio esteja lucrando, mas por alguma regra da plataforma escolhida seu anúncio seja excluído, você perde a fonte de renda e vai ter que começar novamente do inicio.
Como Melhorar o Tráfego Orgânico?
Proporcione a melhor experiência possível para seu público.
Quanto melhor escrito e estruturado o seu conteúdo, melhor escalado pelo Google, já que ele vai entender que você produz um conteúdo de qualidade e relevância.
Por trás dos celulares e computadores, há pessoas que estão com alguma dor a ser resolvida.
Para gerar conversões frequentemente, é preciso entregar um conteúdo de valor para o seu público, que realmente ajude no que ele está precisando, criando um vinculo de confiança entre vocês.
Entender a persona do seu público alvo é um passo importante que não pode ser pulado!
Como Melhorar o Tráfego Pago?
Invista em estudar as características de seu público alvo, como idade, renda, sexo, dores, dentre muito outras e suas palavras chaves que serão utilizadas como parâmetro para a busca do seu público.
A configuração do seu anúncio é o que fará com que ele alcance as pessoas certas, que irão clicar, serem convertidos em leads ou em uma venda. Se deixar o grupo de pessoas a serem alcançadas pouco definidas, perderá dinheiro em cliques sem relevância.
Lembre-se, a cada clique de apenas uma pessoa curiosa, alguma quantia é perdida. Quantia essa que poderia ter feito um anúncio chegar a uma pessoa que geraria uma lead ou uma venda.
Como escolher qual o melhor para você?
Iniciante ou não, ambas as formas podem ser escolhidas para se investir e gerar grandes resultados.
Porém, sendo novo no mercado do Marketing Digital, é importante que se escolha apenas uma para iniciar e focar.
Para se ter resultados bons, é importante que se torne um Especialista na forma de tráfego escolhida, seja ela Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago.
Lembre-se que quem atira para todos os lados muitas vezes atira no pé, e quem faz “meia boca” de tudo é a mesma pessoa que não faz nada direito.
É importante que estude a fundo todo o mecanismo por trás do tráfego escolhido, treine, para então aplicar e corrigir os erros que venham acontecer.
E ai? Agora que já sabe qual a melhor forma de Tráfego de Sites para você, que tal aprender como fazer sua primeira venda?
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