As cores usadas em enfeites de Natal podem ter sim significados associados, assim como a cor de roupa, por exemplo, na virada de ano. Embora esses significados possam variar de cultura para cultura e de pessoa para pessoa, aqui estão alguns dos significados mais comuns atribuídos ao uso das cores na decoração de Natal:
Vermelho:
O vermelho é uma cor tradicionalmente associada ao Natal, pois representa o amor, o espírito natalino, a alegria e a celebração do nascimento de Jesus.
Verde:
O verde é bastante usado em enfeites de Natal, pois representa a renovação e a esperança. É a cor da folhagem de árvores de Natal e do visco, por isso está relacionada à natureza e ao crescimento.
Dourado:
O dourado normalmente simboliza riqueza e realeza, mas no natal, passa a representar a importância do nascimento de Jesus, pois é atribuído a luz e a divindade.
Prateado:
A cor prata, assim como o dourado, tende a representar à luz e ao brilho, o que faz dela uma escolha comum para decorações de Natal.
Azul:
O azul simboliza a pureza, e está ligado a Maria, mãe de Jesus.
Branco:
O branco simboliza a pureza e a paz, portanto nos enfeites de Natal representam a neve e a tranquilidade da temporada.
Roxo:
O roxo é uma cor muito associada à realeza e à penitência. Na tradição cristã, o roxo também pode representar o Advento, pois é um período de preparação espiritual antes do Natal.
Rosa:
O rosa é associado ao terceiro domingo do Advento, simbolizando alegria e esperança com a chegada do Natal.
Importante!
Lembre-se de que o uso das cores na decoração de Natal vai variar de acordo com as tradições culturais e religiosas. Muitas pessoas também escolhem com base em preferências pessoais e estéticas, e não necessariamente por razões simbólicas.
O mais importante é que sua decoração Natalina reflita o espírito festivo e alegre da temporada, criando assim, um ambiente aconchegante e feliz para se estar em família. Portanto, o Natal não é apenas um dia, ele começa muito antes do que o dia 25 de dezembro, ele inicia quando você começa a preparação, por isso capriche e tenha um Natal reflexivo e expressivo.