O que é SEO? Qual a função do SEO e qual sua importância para sites?
Mais de 50 mil buscas são feitas por segundo no Google. Por dia, são mais de 3,5 bilhões de buscas!
E com estes dados em mão, é possível visualizar bem a importância de se categorizar bem uma pagina no Google.
As primeiras paginas presentes em uma determinada busca dentro do Google, recebem grande parte da porcentagem de cliques dos usuários.
Cliques estes que acabam se convertendo, de forma orgânica, em vendas, leads, alavancando seu negócio no mercado digital.
O que é SEO?
A sigla SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).
Que nada mais é que um conjunto de técnicas feito para otimização de conteúdo em mecanismos de busca.
Assim, gerando autoridade para o seu domínio, colocando-o no topo dos resultados de buscas de determinadas palavras chaves.
Seu objetivo é gerar um maior numero de conversões orgânicas.
Conversões essas que, podem ser tanto inscrições em seu canal para construir um público, vendas, leads, cadastro no site, blog, entre outros.
O que é SEO? Qual sua importância para uma empresa?
De maior importância para quem tem seu site voltado para vendas, o SEO é importante para transmitir credibilidade ao site.
Conquistar a primeira posição na página do Google gera um sentimento de confiança ao público, uma prova social.
Tendo maior visibilidade, permite que seu conteúdo não alcance seu público-alvo independente da distância, não se limitando apenas a sua região.
As primeiras páginas do topo da primeira página do Google geram a maior parte da porcentagem dos cliques, logo, tem a maior taxa de conversão.
Além de que, quanto mais artigos posicionar em primeiro no topo sobre determinado assunto, maior se torna sua autoridade sobre o assunto, gerando mais conversões.
Como funciona o SEO? Quais os tópicos importantes do SEO?
As práticas focadas na otimização do seu site/ blog, são o garantem uma boa categorização a ele.
Um fator essencial para que seu site tenha visibilidade e seja bem categorizado, é a organização do seu conteúdo por inteiro.
Design do Site
Um ponto essencial para proporcionar uma boa experiência para todos os usuários, é o design do site.
Grande parte da população só tem acesso a internet por meio de celulares.
Um site não otimizado dificulta a compreensão do conteúdo e acaba perdendo pontos com o Google na hora de ser categorizado.
Por isto, a otimização do Design para que, tanto em celulares quanto em computadores é essencial para que seu público permaneça em sua página.
Url Amigáveis
Já se perguntou por que hoje em dia os sites se preocupam tanto em ter uma URL bem estruturada?
As url’s amigáveis começaram a ser utilizadas por conta do Google recolher e utilizar o termo digitado pelo usuário no campo de busca como critério.
Procurando-o em seu conteúdo para o sugerir para o usuário, isto inclusive na URL.
Por isso, caso não contenha na url (endereço eletrônico), o termo que o usuário pesquisou, seu site perde pontos neste sistema e, da mesma forma, perde posições na categoria.
Title Tag
Outros exemplos são o Title Tag: o que aparece na HTML do seu site.
Ele deve ser claro e objetivo, manter sua palavra chave o mais a esquerda possível para que a mesma tenha foco e ter até 60 caracteres.
Escolha da Palavra-Chave
Sua palavra chave deve ser objetiva, não muito longa. Ter um índice razoável de procura na plataforma e ser utilizada de forma correta no decorrer do seu artigo.
Seja no titulo, primeiro parágrafo, descrição, deve ser utilizada na quantidade e lugares corretos, e é ela que fará seu conteúdo chegar até seu público.
Fazendo o seu conteúdo ser sugerido pelo Google para o usuário na hora da sua busca.
Deve ser utilizada no titulo, sub títulos, ao longo do seu texto de maneira natural, sem repetição exagerada e também na sua url.
Tamanho do Artigo
Deve se levar em consideração seu conteúdo. Se ele é um assunto complexo ou não, por exemplo.
O ideal é que seu minimo seja 300 palavras, para assuntos de maior complexidade e extensa possibilidade de serem desenvolvidos de 2 000 a 3 000 palavras.
Legibilidade do conteúdo
Já tentou ler 3 000 palavras em um único paragrafo? Com toda certeza não é nada agrádavel.
Parágrafos longos cansam o leitor, isto encurta o tempo de permanência do usuário em sua pagina.
O ideal é que seu conteúdo esteja bem distribuído em diversos parágrafos pequenos, para que a leitura do usuário seja fluida e agradável.
Conteúdo de valor
O usuário que entrar em sua página está buscando uma solução para uma dor especifica, seu objetivo é que ele saia satisfeito, com seu problema resolvido.
Um conteúdo que dê ao usuário alguma informação de valor e lhes agregue conhecimento.
Porém não basta ter um bom conteúdo e uma gramática que deixe a desejar.
Seu conteúdo deve ser escrito utilizando o português correto, ter consistência e ser visualmente agradável.
Opção de Compartilhamento
Um grande aliado para que se gere trafego orgânico.
Os botões de compartilhamento permitem que seu conteúdo seja facilmente enviado para pessoas de interesse de um usuário que gostou do seu conteúdo.
Imagens
Uma página em branco não prende a atenção de ninguém por muito tempo.
Seu artigo deve conter imagens referentes ao seu conteúdo, para que prenda a atenção do leitor e se torne visualmente agradável para o mesmo.
Meta Description
Sabe aquela pequena introdução, uma chamada, que vemos logo abaixo do Tag title do artigo quando buscamos algo?
Esta é a Meta Description!
Caso você não formule uma, o Google fornece uma padrão quando o usuário visualiza seu artigo na sua busca porém, não se deve deixar de faze-la.
É por ela que o usuário decide, na maioria da vezes, se irá ou não, clicar e entrar em sua página.
Deve conter no máximo 150 carácteres, deixando claro porém de uma forma atraente, o conteúdo daquele artigo.
E agora que já sei O que é SEO?
E ai? Agora que já sabe como funciona o SEO, que tal aprender mais sobre o Marketing de Afiliados?
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Para saber mais sobre SEO, recomendamos o especialista Neil Patel.